terça-feira, 3 de setembro de 2013

MÚSICA NOS TREINOS





Ouvir música pode dar um tom especial a muitos momentos, e os treinos de corrida não é exceção.
Com benefícios que já foram comprovados por um dos maiores especialistas em psicologia do desporto no mundo, o treinador e pesquisador inglês Costas Karageorghis.

Segundo ele, ouvir música durante os treinos pode ser muito benéfico.

Conheça alguns desses benefícios:

- Ajuda a desligar da realidade: ao ouvir música durante o treino de corrida a noção de tempo fica distorcida, o treino parece passar mais rápido que o normal e pensamentos negativos são afastados, deixando o atleta mais confiante. De acordo com pesquisadores, esses sintomas são chamados de “estado de flutuação”, pois a música causa imersão profunda na atividade física e pode levar a uma espécie de nível superior de consciência.

- Define o ritmo: em função da sincronização dos movimentos do exercício com a batida da música, o atleta pode melhorar a eficiência do treino e aumentar a resistência física. Segundo o estudo do Karageorghis, atletas que pedalam em sincronia com a música precisam de 7% menos oxigênio que aqueles que apenas ouvem o som ambiente.

- Ajuda a ir mais longe: a música também pode inibir a sensação de cansaço nos exercícios de baixa intensidade. Para Karageorghis essa prática reduz em 10% a percepção de esforço durante uma corrida em passadeira.

- Aumenta bom humor: com a música é possível ter maior sensação de felicidade, reduzindo emoções como tensão, depressão, raiva e cansaço.

- Controla os efeitos negativos: dependendo das necessidades do corpo, a música pode ser considerada uma espécie de estimulante ou sedativo natural, pois pode acalmar os nervos e reduzir a ansiedade pré-prova.


Agora que já sabe é só escolher a playlist correta e treinar!


Aqui fica o artigo completo para quem quer saber mais
http://www.thesportjournal.org/article/music-sport-and-exercise-theory-and-practice

FONTE:  www.run1stplace.com 

Um comentário:

  1. Já fui dependente da música para correr, hoje me livrei do vicio e sou capaz de correr comigo mesmo e obter os benefícios de correr sem música que também são muitos, mas principalmente pela segurança, corro em áreas muito movimentadas e me sinto melhor percebendo o ambiente a minha volta.
    Bons Km´s
    Ju

    ResponderExcluir

CURIOSIDADES SOBRE CORRIDAS DE RUA

Caros amigos apaixonados por corridas, em época de pandemia, um pouco de leitura e estudos sobre o esporte é sempre bem vindo. Sendo assim, ...