segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

PRESENTES DE NATAL: TRADIÇÃO MILENAR





Melchior, Baltazar e Gaspar ou o Bispo São Nicolau? Afinal de contas, quem é o responsável pela tradição de darmos presentes no Natal? Todos os quatro!

     Tudo começou com os Três Reis Magos, Melchior da Persia, Baltazar da Índia e Gaspar da Arábia. Seguindo a estrela que indicava o local exato do nascimento de Jesus, eles partiram do Oriente, rumo a Jerusalém, carregados de muuitos presentes. Chegaram no dia 06 de janeiro, trazendo ouro, incenso e mirra. Era o ano do primeiro Natal, e estava criado, naquele Dia de Reis, o costume de dar presentes!
      A tradição seguiu graças ao bispo católico são Nicolau, que é ninguém menos do que o Papai Noel! Por volta do ano 300 da era cristã, o bispo, que vivia em Mira (hoje Turquia), subiu na chaminé da casa de um homem endividado o qual ele iria e pretendia ajudar, e jogou, lá dentro, a quantia de dinheiro de que o homem necessitava. Era noite de 25 de dezembro e, no ano seguinte, Nicolau repetiu o procedimento: passou nos bairros mais pobres e colocou presentes nas portas e janelas das casas. Junto, deixava bilhetes que explicavam o motivo daquele acontecimetno: alegria por causa do aniversário de nascimento de JESUS e gratidão a Deus por ter enviado seu filho ao mundo. 
     O tempo passou e presentear no Natal é hoje uma tradição mundial, que ultrapassa os limites do cristianismo. Ainda bem! É muito bom dar presentes, pois demonstra apreço, dedicação, carinho, amor e gratidão. É um ato de generosidade, que nunca é demais!
     O espírito natalino é, antes de tudo, religioso, mas dar presentes também faz parte desta tradição. Afinal, foi no primeiro Natal que Melchior, Baltazar e Gaspar iniciaram tudo isso, levando, de tão longe, os mais preciosos presentes que puderam encontrar.

Um comentário:

  1. ESTE É O VERDADEIRO ESPÍRITO NATALINO, O QUAL DEVE ESTAR EM TODOS OS CORAÇÕES, SENDO INSERIDOS NOS LARES E NAS ESCOLAS...

    FELIZ NATAL A TODOS :D

    ResponderExcluir

CURIOSIDADES SOBRE CORRIDAS DE RUA

Caros amigos apaixonados por corridas, em época de pandemia, um pouco de leitura e estudos sobre o esporte é sempre bem vindo. Sendo assim, ...