domingo, 25 de abril de 2010

BENEFÍCIOS DOS SUPLEMENTOS ALIMENTARES PARA ATLETAS

Recomendado para atletas que necessitam de nutrientes, vitaminas e sais minerais, os suplementos devem ser prescritos por um nutricionista, que traçará o perfil do esportista e indicará o composto que mais se adapta as suas necessidades

Uma boa alimentação, hábitos saudáveis e a prática regular de esportes fazem parte da rotina de atletas amadores e profissionais. Para aqueles que praticam uma atividade física regular, como é o caso de musculação ou corrida, ou mesmo atletas que vêem no esporte uma forma de trabalho, a inserção de suplementos alimentares tem como objetivo completar a dieta diária do esportista e auxiliar na reposição de vitaminas e sais minerais. Em alguns casos a falta do complemento pode ocasionar ao atleta a queda de rendimento, cansaço excessivo, deficiência de nutrientes, entre outros problemas.

De acordo com a nutricionista do esporte do HCor - Hospital do Coração, Camila Gracia os suplementos são indicados para pessoas que necessitam de mais calorias, proteínas e vitaminas, além das que são consumidas nas refeições diárias. "Como os atletas passam a maior parte do dia treinando, muitas vezes só com as refeições "comuns" (café, lanches, almoço e jantar) não conseguimos oferecer todos os nutrientes necessários. Por isso usamos os suplementos para complementar a alimentação base e atingir as quantidades de nutrientes que os atletas precisam", afirma Camila.

Hoje há no mercado diversos tipos de suplementos alimentares, cada um com a sua finalidade e dosagem. Entre os mais utilizados estão os repositores de minerais e água, os que são fontes de carboidratos, proteínas e aminoácidos, e os conjugados de carboidratos, proteínas e lipídios, entre outros. Esses produtos possuem inúmeros compostos que podem alterar o metabolismo do atleta, por isso, o auxílio de um nutricionista na preparação da dieta e, consequentemente na indicação do suplemento alimentar é primordial. Esse profissional agirá em paralelo com os treinadores e profissionais de educação física e assume um papel muito importante na saúde do atleta.

"Primeiramente o nutricionista deve investigar o hábito alimentar do esportista. Existem vários métodos de avaliação do consumo alimentar. Após este levantamento é feito o cálculo de quanto o atleta consome de nutrientes e qual o gasto estimado diário contando com o exercício. Dessa forma verificamos as deficiências e incluímos os suplementos de acordo com a necessidade de cada um", completa a nutricionista.

Camila afirma ainda que o uso de suplementos sem necessidade pode ser prejudicial à saúde do atleta, já que a ingestão dos nutrientes vai estar acima do que ele necessita diariamente. "O consumo elevado de sódio, por exemplo, pode elevar o risco de desenvolver hipertensão. Já o uso excessivo de suplementos com carboidratos pode ser o propulsor do ganho de peso".

Suplemento - Indicação

Repositores hidroeletrolíticos
Bebidas esportivas com associação de carboidratos e eletrólitos (sódio, cloreto, potássio, vitaminas e minerais) para reposição de água e minerais durante o exercício;

Repositores energéticos
Produtos formulados principalmente com carboidratos, para alcançar ou manter o nível de energia necessário dos atletas;

Alimentos protéicos
Produtos com predominância de proteínas, para completar as necessidades do esportista;

Alimentos compensadores
Produtos com formulação variada de nutrientes - carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais -para completar a alimentação dos atletas;

Aminoácidos de cadeia ramificada
Produtos com concentrações variadas de valina, leucina e isoleucina, como fornecedores de energia. Estes aminoácidos são relacionados aos processos anabólicos do metabolismo e à redução de fadiga central em exercícios de longa duração.

Um comentário:

  1. Olá! Tem um site muito confiável que vende vitaminas e suplementos em geral, sempre compro lá: www.iherb.com. Tenho um código promocional que dá um desconto de U$ 5 na compra, é só digitar NAK992. O frete p/ entrega no Brasil é de U$ 4, o mais barato q já vi, e chega direitinho. Qualquer dúvida, é só entrar em contato com o SAC deles, que eles respondem logo em seguida (ao contrário de muitos SAC que nem sequer respondem...). Bom, fica aqui minha dica.

    ResponderExcluir

CURIOSIDADES SOBRE CORRIDAS DE RUA

Caros amigos apaixonados por corridas, em época de pandemia, um pouco de leitura e estudos sobre o esporte é sempre bem vindo. Sendo assim, ...